segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Homônimos e Hormônios

Homônimo adj. + sm. (homo + ônimo) 1 Que, ou palavra que, em relação a outra tem a mesma pronuncia ou pronúncia aproximada, mas escrita diferente. 2 Que, ou pessoa que em relação a outra tem o mesmo nome da outra à qual se faz alusão.

Sábio é o meu dicionário. Consegue definir coisas tão complexas com tamanha precisão. Toque cirúrgico de um papel salpicado de letrinhas que, sem sentido algum, dão sentido a um sem-número de palavras e terminologias complicadas.
Nem tão sábio assim foi o genitor de tais palavras e terminologias complicadas. Formalista, junta palavras e por não mais que uma simples aglutinação (no máximo uma justaposição) transpira outras novas, sem se preocupar com o sentido que tocará a cada um de nós.

Leviano criador não levou em conta as rimas, as entrelinhas, as segundas intenções cordiais.

Quando se diz homônimo não se refere a simplesmente a palavras iguais, ou então a pessoas de mesmo nome. Define-se melhor homônimo como “um eu no nome de outro. Um pouco de mim noutra pessoa.”

Outro dia, num banco de praça qualquer vi escrito: “Lola, te amo”. A primeira coisa que veio à cabeça foi: “Eu também”. Por óbvio eu e o vândalo apaixonado não nos referíamos a mesma pessoa. Tudo culpa desse fenômeno lingüístico tão bem explicado pelo meu sábio dicionário. Tudo culpa dos homônimos. Ou seria dos hormônios? Estúpido genitor de vocábulos. Se queria aglutinar palavras a formar uma nova, que a fizesse de maneira menos racional. Que se chamasse... HORMÔNIMO.

Truques dessa língua que me faz apaixonar de novo e de novo pela mesma pessoa em nome de outras.

Cada Lola que merecer declarações apaixonadas em bancos de praças, em árvores de bosques, em portas de banheiros, em cimentos úmidos, em carteiras escolares... Será sempre a minha Lola. Porque já perdi a conta de quantas vezes escrevi: “Lola, te amo”

2 comentários:

Jeniffer Santos disse...

Oie...
descendo do telhado rapidinho p visitar o amigo ;)


mt bom o blog...eu adorei esse texto ^^


é incrivel msm,essas declarações de amor em bancos de praças,carteiras do colegio,muros...
hehehe ;D


bjo!

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu